PRÊMIO CAYMMI DE MÚSICA REVELA 22 VENCEDORES EM CERIMÔNIA INSPIRADA PELO MOVIMENTO TROPICALISTA

24 agosto 2017,  

Noite de premiação reuniu mais de 1.500 pessoas no Teatro Castro Alves, em Salvador

O Prêmio Caymmi de Música volta à sua casa original para a noite mais significativa dessa segunda edição. Em função das chuvas constantes em Salvador, com o intuito de garantir para artistas e público uma cerimônia sem intercorrências, a premiação acontecerá agora na Sala Principal do Teatro Castro Alves, no dia 18 de agosto (sexta-feira), às 20h. Celebrando a música da Bahia, reconhecendo novos artistas e movimentando toda a cadeia produtiva do estado, o Prêmio faz uma homenagem aos 50 anos de um dos movimentos culturais brasileiros mais transformadores: a Tropicália.

Em um espetáculo multimídia, o diretor artístico Márcio Meirelles apresenta ao público o ‘Bandão Caymmi’, grande banda mista formada por 37 artistas finalistas, entre intérpretes, músicos e arranjadores. “Sendo a referência maior o tropicalismo, o espetáculo contará com interação de várias linguagens, tendo como máxima a música baiana, e será construído de forma colaborativa pelos artistas, que são os maiores representantes desse movimento musical atual”, explica o diretor.

No Bandão, nomes como Achiles, Aiace, Caian, Duo Bavi, Filipe Lorenzo, Flavia Wenceslau, Jr Maceió, Kalu, Luedji Luna, Pirombeira, Renata Bastos, Santini e Trio, Silvio de Carvalho, Skanibais e Tabuleiro Musiquim. Revezando-se no palco, os artistas farão um show com direção musical de Alexandre Lins e que terá como base o disco icônico Tropicália ou Panis et Circenses, lançado no auge do movimento, em 1968. Com eles, as participações especiais do cantor Saulo e da cantora Alice Caymmi. Convidado inicialmente, o cantor e compositor Tom Zé não pôde manter a sua participação por incompatibilidade de data. ​

Pela primeira vez aberta ao público, a cerimônia segue com venda de ingressos a preços populares de R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira). “Dessa vez, o Prêmio Caymmi se aproxima mais do público, que abraçou todo esse movimento que teve início no ano passado e se consolidou com o Festival Caymmi este ano, recebendo mais de 15 mil pessoas em quatro edições, fomentando público e movimentando a cultura para além do eixo tradicional de eventos”, ressalta Elaine Hazin, diretora geral do Prêmio.

Com o mote ‘Música em Movimento’, a segunda edição do Prêmio Caymmi terá 22 vencedores escolhidos entre os 110 artistas, produtores e trabalhos finalistas. Entre as categorias, quatro principais – Show, Canção, Música Instrumental e Videoclipe – e outras 18 subcategorias técnicas. Para as categorias principais, além do troféu, os ganhadores receberão uma premiação em dinheiro. Entre os nomes finalistas, destaques para o grupo Pirombeira, indicado em oito categorias, e os artistas Larissa Luz, Filipe Lorenzo e Livia Nery, todos com seis indicações cada. A lista completa dos indicados está disponível no site oficial www.premiocaymmi.com.br.

Lançado em novembro de 2016, o Caymmi alcançou em um mês de inscrições a marca recorde de 489 inscritos. De lá para cá, foram nove meses de atividades movimentado a cena musical da Bahia, produzindo quatro edições do Festival Caymmi, evento gratuito que percorreu diferentes bairros da capital baiana levando arte, ações socioculturais e de sustentabilidade.

Com realização da Via Press Comunicação e Eventos, o Prêmio Caymmi de Música conta com patrocínio exclusivo da Prefeitura Municipal de Salvador, parceria da Vivo e do Governo do Estado da Bahia, além de apoio da TV Bahia, TVE e Rádio Educadora. Os ingressos para noite de premiação podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs dos Shoppings Barra e Bela Vista ou pelo site www.ingressorapido.com.br.

Para aqueles que já haviam adquirido ingressos antes da mudança de data e local, as orientações para troca e ressarcimento do valor pago são as seguintes: Ingressos comprados podem ser trocados por ingressos para a nova data ou cancelados com o estorno da compra. Para ingressos adquiridos na bilheteria do TCA ou SACs, o Titular da Compra pode se dirigir a Bilheteria do TCA apresentando Documento Oficial com Foto e CPF, além do ingresso do espetáculo anterior. Para ingressos comprados pelo site ingressorapido.com.br, ou app, só poderá ser realizada pelo mesmo canal de compra.

 

Conheça os vencedores:

Categoria: MÚSICA COM LETRA

  • ‘Instante pra se lembrar’ – Ian Cardoso / Pirombeira

Categoria: MÚSICA COM LETRA

  • ‘Amálgama’ / Luã Almeida

SUBCATEGORIAS MÚSICA COM LETRA E MÚSICA COM LETRA

Melhor Intérprete Feminino:

  • Flavia Wenceslau / Por Uma Folha

Melhor Intérprete Masculino:

  • Giovani Cidreira / Um Capoeira

Melhor Intérprete Instrumental:

  • Raoni Maciel / Violão / Cadê João? e Giro do Sol

Melhor Arranjo:

  • Ubiratan Marques / Branco / Orquestra Afrosinfônica

Melhor Produção Musical:

  • André Luis Magalhães Costa Pinto / Maya / Kromosons Brazil


Categoria: SHOW

  • Pirombeira

SUBCATEGORIAS SHOW

Melhor Intérprete Feminino

  • Livia Nery

 Melhor Intérprete Masculino

  • Achiles

Melhor Instrumentista

  • Flaviano Gallo / Bateria / Santini Trio

Melhor Banda

  • Santini & Trio

Melhor Direção Artística

  • Jackson Costa / Show Celo Costa

Melhor Direção Musical

  • Ubiratan Marques / Show Nara Couto

Destaque Técnico

  • Fred Alvin / Iluminação

Melhor Produção

  • Humberto Vale “Curujito” / Skanibais

Revelação

  • Luedji Luna

Categoria: VIDEOCLIPE

  • Bonecas Pretas / Larissa Luz

 

SUBCATEGORIAS VIDEOCLIPE

Melhor Direção

  • Glauco Neves e Bruno Souri / Modo Hard / Circo De Marvin

Melhor Fotografia

  • Pablo Moreno Pires / Canto Africano / Raquel Monteiro

Melhor Produção

  • Adriano Ribeiro / Modo Hard / Circo De Marvin

Melhor Roteiro

  • Luan Ragedo / Kamikaze / Dario Nunes Moreira
@premiocaymmi